Inovação

Inovação no Setor de Energia Solar Fotovotaica

Até 2045, mais de 100 milhões de novas conexões de energia fotovoltaica irão ocorrer, uma adição de mais de 4 triliões de dólares, ou seja, em todo o globo 10% da geração de energia elétrica será solar. Até 2050, a fotovoltaica irá ser, aproximadamente, responsável por 30% da geração elétrica a nível mundial.

Em 2016, de acordo com o National Solar Jobs Census, nos EUA, existem mais de 260 mil trabalhadores no segmento de energia solar, um aumento de 25% em relação a 2015.

Os trabalhos solares aumentaram em pelo menos 20% por ano, nos últimos quatro anos. Um em cada 50 novos empregos nos EUA são na indústria solar, representando 2% por cento de todos os novos empregos. Há mais de 530 mil empregos relacionados a energias renováveis nos EUA, 43 mil em energia nuclear e 1 milhão de vagas com vinculação aos combustíveis fósseis.

Dentre as renováveis, a fotovoltaica lidera o crescimento nas vagas de emprego. Existem, aproximadamente, o dobro de postos de trabalho em energia solar em relação a indústria de carvão. O segmento de energia fotovoltaica é intensivo em mão-de-obra, pois os trabalhos de montagem e de assistência ao cliente demandam muitas pessoas, mais do que na extração de carvão.